segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Por Que Tempestades Vem Sobre Nossas Vidas ?

“Levantou-se grande temporal de vento e subiam as ondas por cima do barco, de tal maneira que o barco já se enchia de água.” Marcos 4.37
 

O que é uma tempestade para você? Alguma situação tão dificil em que você se viu como um marinheiro em meio a um mar agitado? Viver uma adversidade é, de certa maneira, como enfrentar uma tempestade sem ter onde se abrigar.
Há situações quando sentimos que toda a nossa esperança se vai. Sentimos que estamos totalmente desprotegidos, com forças batendo contra nós, forças que são muito superiores às nossas. Nos vemos sem chão, totalmente vulneráveis, sem qualquer controle sobre a situação.
E o pior é que não percebemos que podemos resolver o problema com atitudes simples. Como não vemos, ficamos sujeitos a sofrer os danos que advem, e permitimos que a tempestade agrave ainda mais a situação e se transforme em uma grande tragédia.

Mas, por que DEUS permite que situações tão difíceis aconteçam em nossas vidas? A pergunta mais frequente entre os que estão vivendo o dia mau é: “Meu DEUS, por que isto está acontecendo comigo?”
Não tenho a pretensão de desvendar todas as razões para isso. Apresento aqui neste artigo quatro motivos por que DEUS permite a adversidade em determinados períodos em nossas vidas.
1. Para que possamos nos conhecer a nós mesmos. DEUS permite que passemos por tempestades, situações difíceis, para promover o nosso autoconhecimento, para corrigir a nossa visão errada sobre nós mesmos.

Às vezes, pensamos sobre nós mais do que realmente somos. O orgulho nos atinge em cheio. Quando DEUS permite a tempestade em nossas vidas é para fazer com que desçamos do pedestal em que estamos para o nível ao qual realmente pertencemos.
O Senhor faz isso para que seja destruído o orgulho que poderia nos levar a cair mais fundo ainda. Foi o caso do apóstolo Paulo. Ele teve visões grandiosas do “terceiro céu” e, para que ele ficasse em seu devido lugar, vem a tempestade: “E, para que não me exaltasse pelas maravilhas das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me orgulhasse. “
2 Coríntios 12.7-8
2. Para conhecermos o Senhor Jesus mais intimamente. As tempestades vem sobre nossas vidas para nos ensinar claramente quem é o Senhor Jesus. São oportunidades para que o Senhor Jesus possa mostrar o Seu infinito poder. Na hora da dor, do sofrimento e da angústia, nosso conhecimento sobre Ele deixa de ser superficial e passa a ser muito mais profundo, pois pode-se conhecer assim o Filho de DEUS, vivo e verdadeiro.
3. Para que nossa fé possa crescer. A Bíblia registra dois momentos diferentes em que os discípulos passaram por tempestades em alto mar. Na primeira situação, conforme registrado no Evangelho de Marcos, capítulo 4, eles estão tão desesperados que acordam o Senhor Jesus. Ele se levanta e acalma a tempestade. E o Senhor Jesus os repreende e diz: ” Por que vocês são tão tímidos? Por que vocês não tem fé? “
No segundo episódio, registrado em Mateus 14, o Senhor Jesus declara que a fé deles era pequena. Isto quer dizer que a fé deles havia crescido, de um episódio para outro.
Quando o SEnhor entra no barco, os discípulos não perguntam como da primeira vez: “Quem é este? Até mesmo o mar e o vento Lhe obedecem.” Na segunda ocasião, quando o Senhor sobe ao barco, os discípulos se ajoelham, adoram o Senhor Jesus e dizem: “És verdadeiramente o Filho de DEUS.”
4. As tempestades vem sobre nós para que possamos ajudar outros. DEUS pode permitir que as tempestades venham sobre nossas vidas para que nós possamos aprender e ajudar outros que estejam passando por tempestades:
“Bendito seja o DEUS e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o DEUS de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por DEUS.” 2 Coríntios 1. 3 e 4
Há muitas maneiras de uma pessoa mais experiente consolar e animar outra pessoa que esteja frágil e sofrendo por causa das tempestades que ameaçam destruir sua vida. Seu testemunho em como vencer as tempestades e as dificuldades da vida pode salvar muitas outras vidas.
 

Fonte: Pr ezequias costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário