sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pessoas prudentes edificam sua casa sobre a Rocha

“Portanto, todo aquele que ouve minha palavra e as pratica, será semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. A chuva desceu, os rios trasbordaram, os ventos sopraram e deram contra aquela casa; contudo,ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mt 7:24-25

      
       Para iniciarmos vamos pensar em nossa casa, se ainda não tem uma não há problema, pense assim mesmo, como se você estivesse prestes a ter. Agora pergunto, quais são os sentimentos que vêm em sua mente quando você pensa em seu lar (ou futuro lar)?
Pare e pense…
       Vamos supor que você tenha tido um dia estressante em seu trabalho, com alguns problemas pra resolver… a primeira coisa que pensa é: como queria ir para casa descansar. Talvez você tenha pensado justamente nisto: descanso; ou ainda em conforto, tranqüilidade, paz, segurança, refúgio…
Agora vamos refletir na Palavra de Deus.
       No livro dos Salmos a rocha é citada muitas e muitas vezes. Destas, todas exemplificam a Rocha como sendo um refúgio confiável, um lugar de segurança certa, de consolo, refrigério da alma, de salvação. A rocha se trata de um alicerce no qual nenhum mal pode nos incomodar ou atemorizar.
Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?” Salmos 18:31
 ”Mas o SENHOR é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.” Salmos 94:22
       Temos agora dois conceitos: o primeiro referindo-se a nossa segurança, conforto ou descanso em uma casa feita por tijolos; o segundo, temos a nossa segurança, conforto ou descanso em Deus. E é neste ponto que quero chegar.
 
       Quantos de nós muitas vezes colocamos toda nossa garantia e crédito em coisas nas quais o tempo destrói e que, por vezes, nunca permanecerão a vida toda? Nossa “casa de tijolos” nos dá todo o conforto e segurança de que precisamos depois do dia de trabalho. Porém, meus queridos, isto é passageiro e não irá durar mais do que alguns anos de nossa vida.
       Agora imagine se todo esse sentimento que temos em relação a nossa “casa de tijolos” estivesse sobre o que realmente vale a pena, sobre o que realmente é segurança, conforto e descanso?! É exatamente isto que vem à minha mente quando leio as palavras de Jesus em Mateus 7:24-25: “Edificou sua casa sobre a Rocha”.
       Amados, o homem prudente a quem se refere Jesus Cristo é aquele que edifica sua casa sobre a Rocha, é aquele que edifica a sua vida em Cristo, o único mediador entre Deus e os homens.
       Quando estamos firmados na Rocha, não há chuva, ventos, ou rios transbordantes que nos destruam, pois quem nos é de auxílio, fortaleza, conforto, segurança e descanso é o nosso poderoso Deus, o qual temos acesso graças ao sacrifício de Jesus Cristo.
       Contudo, muitos têm se portado como homens insensatos, muitos têm imputado confiança em coisas que por si só não possuem poder algum de salvar ou de livrá-los das dificuldades e da morte. Colocam toda sua confiança e salvação em coisas passageiras e terminam frustrados, infelizes, com um grande vazio.
 
       O homem prudente colocou todas as suas forças e confiança, construiu alicerces firmes na única Rocha que pode salvá-los.
“Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu  refúgio estão em Deus.” Salmos 62:7
“Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.” Salmos 71:3
       Onde, meus queridos, vocês têm colocado a sua vida? Sua confiança? Sua fortaleza, refúgio, descanso e caminho? Nas mãos de quem vocês têm colocado a sua eternidade?
       Nas mãos de Cristo ou nas mãos de bens materiais, coisas passageiras ou até mesmo em pessoas? Em breve, nada disto que existe, existirá mais.
       Neste exato momento você pode, no lugar onde está, mudar tudo. Você só precisa crer de todo seu coração que Deus te ama e te deu uma chance de viver em segurança, e segurança eterna. E para isso Ele entregou Seu único Filho, Jesus Cristo, sem pecados, inculpável, o inocente que morreu, sem merecer, em nosso lugar. Para que através de Sua morte nós pudéssemos alcançar vida eterna.
       Seja prudente, coloque a sua casa (segurança, conforto e descanço) firmada na Rocha, sua vida na dependência de Deus e, com certeza, desfrutarás de bênçãos e alegrias sem fim em seu viver e nenhuma tempestade irá te abalar, pois estarás edificado na Rocha.
“Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. Isaías 44:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário